Como superar a timidez

Tempo de leitura: 3 minutos

Quem é tímido sabe que esse problema atrapalha, e muito, o dia a dia das pessoas, principalmente se elas precisam conversar com estranhos ou se impor diante de algumas situações.

Há quem simplesmente trave diante dessas ocasiões e há, também, aqueles que passam a ter as mais diferentes reações e atitudes. O nervoso, a ansiedade e o rosto vermelho são apenas alguns indícios de que, aquela pessoa, está em uma situação desconfortável.

Assim, quem já passou ou passa por isso sabe o quanto é difícil lidar com as adversidades da rotina. Algo simples para a maioria das pessoas pode virar uma calamidade para quem tem esse tipo de dificuldade.

Como superar a timidez facilmente

Diante disso, é preciso saber que há algumas dicas para superar a timidez e, assim, ter uma vida normal. Conheça, a seguir, algumas delas.

Medo
Antes de qualquer coisa, tenha em mente que as pessoas não vão reparar nas suas falhas e, assim, criticá-las. Há quem faça isso, porém, são a minoria e, na maioria dos casos, fazem isso para disfarçar suas inseguranças e medos. Por isso não se sinta diminuído por elas.

Cobrança
Quem é tímido tem a ideia errada de que precisa ser perfeito em tudo para ser aceito no mundo. Isso é uma percepção deturpada, visto que errar é humano e faz parte do aprendizado. Assim, permita-se não acertar sempre as respostas e/ou as atitudes.

Empatia
Por mais que você trate todos bem, sempre alguém vai achar defeitos em você e não vai gostar da sua personalidade. No entanto, isso é normal. Não dá para agradar todo mundo. Sendo assim, aproxime-se de pessoas que valorizam a sua amizade e gostem de você do jeito que é.

Defeitos
Não dê muita importância aos seus defeitos e não se esconda atrás deles para justificar a sua timidez, pelo contrário, supere-os e mostre as pessoas que você não se importa em ser baixinho ou gordinho, por exemplo. Há um mundo a ser explorado, então, viva a vida.

Ofensa
Não se ofenda á toa. Ás vezes o que é brincadeira para a maioria das pessoas, para um tímido se torna um insulto. Não leve as coisas tão a sério e busque rir mais de si mesmo

Seja otimista
Evite ficar pensando que você é incapaz de certas coisas. Se deseja que determinada coisa dê certo, pense positivo e siga em frente. Acredite no seu potencial.

Elogios
Pessoas tímidas tendem a não acreditar nos elogios. Pensam que as pessoas que estão oferecendo isso a elas fazem em tom de gozação e brincadeira. Não é bem assim. Você tem qualidades que não presta atenção, por isso, receba as palavras positivas das pessoas e construa a sua autoestima.

Como foi possível observar, as pessoas tímidas precisam acreditar mais em si mesmas para ter uma vida normal e mais proveitosa, assim, o ideal é deixar – se livre para sentir as verdadeiras emoções e, também, para experimentar novas oportunidades.

A timidez não deve ser encarada com seriedade e nem como um problema que não possa ser resolvido. As pessoas que sofrem desse mal podem encontrar a solução nas coisas simples da vida, basta ter coragem e iniciativa.

Se você realmente tiver interessado em aprender a lidar com pessoas difíceis e viver de uma forma 100% autêntica, inscreva-se na minha lista VIP do Arte do Carisma e tenha acesso a uma palestra gratuita sobre como conversa com qualquer pessoa. Nela você vai descobrir como criar uma Conexão Genuína com as pessoas e como manter uma conversa depois do primeiro “oi”.

Sobre Marcelo

MARCELO SOUZA é empreendedor, formado em Comunicação Social, estudante de Neurociências (UCAM), Master Practitioner e Trainer em Programação Neurolinguística com certificação internacional.