Como Utilizar o Linkedin para Estabelecer Networking

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Foi-se o tempo das dificuldades. No campo dos negócios a necessidade de comunicação e conexões interpessoais foi bem servida. Hoje em dia temos o Linkedin em uma época onde manter contatos continua sendo bastante importante.

Porém, alguns ainda não iniciados a todas as nuances do mundo virtual podem se confundir ou simplesmente não saber como utilizar essa ferramenta tão poderosa como as redes sociais. Fique calmo. Nós te ensinaremos passo a passo a se destacar no Linkedin e fazer networking com muito mais facilidade.

 

O LINKEDIN É UMA EXTENSÃO DA SUA VIDA

Não trate o Linkedin como apenas uma rede social divertida que acabou de estrear e arrebatar profissionais do mundo inteiro. Porque não é assim que as coisas funcionam. Lembra-se de manter o seu marketing pessoal 2.0? Pois bem, aqui ele continua de maneira mais reforçada ainda. O seu perfil, por exemplo, deve estar todo atualizado, completamente, sem deixar de fora nenhuma informação importante. Pense que aquilo ali pode ser o seu currículo “amostra grátis”.

Mas, não basta manter o seu perfil atualizado e deixá-lo lá sem nenhuma movimentação. O seu perfil tem que ser movimentado, senão nada vai acontecer. O networking não virá até você, é o contrário que funciona.

Quando dissemos que o Linkedin deve ser uma extensão da sua vida, é porque todos os dias você deve acessar a sua conta, como um hábito natural. Do mesmo jeito que você olha a sua agenda ou verifica o smartphone assim que acorda. Então, acesse-o todo dia. Mas, não basta acessar, não é mesmo?

 

INTERAGINDO

Claro que não, sabe por quê? Porque não existe nada mais feio do que um profissional que aparece do nada e chega fazendo convites, tentando estabelecer uma conexão com outros profissionais, do modo mais interesseiro possível. Para evitar isso, algumas medidas devem ser tomadas.

Primeiro, convide todos os profissionais da sua área e dos setores “adjuntos” a participarem. Mande convites e interaja com quem já estiver lá. E como isso pode ser feito? Muito simples. Comente nas publicações, seja uma pessoa ativa e que está realmente interessada em conhecimento e não apenas em manter contatos.

Uma das excelentes formas é mesmo comentar o que a outra pessoa posta, oferecendo a sua opinião, que pode ser de credibilidade se você seguir os passos certos. Com isso, pode até fomentar uma sadia discussão na publicação em destaque. Mas, sempre se lembre de evitar polêmicas, ainda mais em publicações de outras pessoas, o seu marketing pessoal 2.0 agradece.

Outra forma é você mesmo postar coisas interessantes. Aliás, isso é uma obrigação a ser feita pelo menos cinco vezes por semana. Seja uma pessoa ativa, pois só assim os outros profissionais poderão te reconhecer.

No mais, nunca se esqueça dos grupos de discussão. Eles são a sua vitrine. Lá estarão todos os interessados em debater um assunto que, veja só que surpresa, você domina muito bem. Então, por que manter esse conhecimento apenas dentro de você? Traga iluminação para todos.

 

NETWORKING INTERNO E EXTERNO

Corra atrás daquela conexão com os profissionais que trabalham na sua própria empresa, mas também não deixe, o que é o mais importante, de estabelecer contatos com empresas nas quais você já trabalhou ou aspira ser contratado. Se você tem uma meta, comece a se dirigir para ela, essa é a atitude mais sensata a ser feita.

Então, procure e ache os contatos necessários, mas sempre se lembre do tópico anterior ao lidar com outros profissionais. Nada de aparentar ser interesseiro. Seja alguém que realmente possa acrescentar algo. E qual seria uma boa forma de acrescentar algo?

Muitos se perguntam o que postar, quando há a necessidade de ficar ativo constantemente e talvez não tenha muito assunto para ser publicado. Nós dizemos que se você postar coisas importantes ou que simplesmente aconteceram, nem precisa ser com você, relacionadas à sua área de atuação, publique.

Não tenha medo de utilizar uma das melhores ferramentas de hoje em dia quando o assunto é networking. Você só tem a ganhar. Já utilizou seu Linkedin hoje?

 

 

Sobre Marcelo

MARCELO SOUZA é empreendedor, formado em Comunicação Social, estudante de Neurociências (UCAM), Master Practitioner e Trainer em Programação Neurolinguística com certificação internacional.